sexta-feira, julho 07, 2017

De repente, o sistema de poder da primeira potência do mundo [EUA] fez de um fanático islamita [Osama bin Laden ] o cérebro e o responsável por um atentado de extraordinária complexidade, sobre cuja montagem e densa rede de cumplicidades no interior dos EUA quase tudo permanece envolvido em mistério.

Miguel Urbano Rodrigues - historiador e jornalista (especialista na Ásia Central)

Correio da Cidadania:

"Foram os EUA quem desde 1980 financiaram as escolas de terrorismo instaladas nos territórios tribais da fronteira Noroeste. Ali se formaram sucessivas gerações de terroristas primeiro a serviço das chamadas Sete Organizações Sunitas de Peshawar e depois dos Talibã. Os homens saídos da academia do terror ideada e montada sob a supervisão da CIA ficaram internacionalmente conhecidos como «os afegãos», embora alguns fossem árabes, paquistaneses e iranianos."

"Um dos incontáveis absurdos da campanha marcada pelo discurso da irracionalidade é a obsessão do sistema de poder dos EUA em identificar o «grande responsável». Quase imediatamente, o terrorista saudita Osama bin Laden passou a ser apontado como «o inimigo número um» dos EUA. Tal atitude seria ridícula se não fosse acompanhada de iniciativas políticas definidoras da estratégia da resposta político-militar dos EUA. De repente, o sistema de poder da primeira potência do mundo fez de um fanático islamita o cérebro e o responsável por um atentado de extraordinária complexidade, sobre cuja montagem e densa rede de cumplicidades no interior dos EUA quase tudo permanece envolvido em mistério."

3 comentários:

Thor disse...

no próprio dia do atentado, eles no directo da rtp estavam a dizer que era incompreensível como apareceram ali aqueles dois aviões do nada, sem serem detectados e travados pela defesa anti-aérea e etc. nunca mais vi o directo, mas lembro-me como se fosse hoje. e aquilo parecia "desenhos animados" - mal eu sabia que era mesmo (os aviões pelo menos). nem sei como caí nessa farsa.

mais ainda: segundos antes do 2º avião, a realização mete um grande plano da torre, como se já soubesse que o "avião" ia bater. e mais grave que isso, nessa imagem só se vê essa torre, quando se deviam ver as duas.

lembro-me também de 1 ou 2 dias depois falarem dos gajos apanhados nas carrinhas, mas mentiram e disseram que eram àrabes ou "médio-oriente".

Diogo disse...

9/11 - Um dos mais bem conseguidos inside jobs feitos até hoje. Embora, à medida que se vão sabendo os pormenores, a coisa desmorona como um castelo de cartas. De dia para dia, cresce o número de pessoas que deixam de acreditar nesta estória das carochinhas.



Maria disse...

Blogger Diogo disse...

9/11 - Um dos mais bem conseguidos inside jobs feitos até hoje.

Nem mais, Diogo. Foi qualquer coisa que nem um filme de Hollywood conseguria fazer melhor. Eles são mestres no embuste. E se calhar até tiveram a 'mãozinha' d'algum director/realizador dos filmes fantásticos a ajudar a montar a patranha. Eles, os masters de Hollywood, são unha com carne com os governos, todos os governos, desde que a própria Hollywood foi fundada.
Maria